Uso 1 ou 2 aparelhos auditivos?

 2 ou1

Essa pergunta é das boas!

Minha resposta:  Na audiologia não tem certo nem errado. Tem o que funciona ou não para cada paciente. Já vou explicar o meu ponto de vista…

Você passou no médico otorrinolaringologista e ele lhe disse:  Você terá que usar aparelho auditivo. Alguns médicos já te informam tudo mas outros não. O que é importante você saber?

Tenho que usar dos 2 lados?

Tenho que usar de um lado só? Qual lado e o motivo?

Pronto! Você recebeu a explicação dos motivos do uso e do(s) lado(s) escolhido(s). Podemos passar para a próxima etapa.

Agora, se você não tem a menor idéia, aqui vão algumas informações importantes que você deve considerar.

  • Se você já andou navegando pela internet já deve ter lido em algum lugar que usar 2 aparelhos é melhor que um só. Bom… eu digo para você …como regra geral, sim é verdade mas sempre temos exceções. Existem vantagens para o uso de 2 aparelhos (melhor entendimento de fala em grupo e no barulho, melhor localização dos sons, estimulação dos dois ouvidos ao mesmo tempo, audição estéreo, etc) . Mas, cada caso responde de uma forma diferente. Mais uma vez entra aí a habilidade e conhecimento da fonoaudióloga para escolher e regular o aparelho auditivo.

 

  • Se você já foi consultado por algum profissional que fez algum tipo de terrorismo  dizendo que ” Se você não usar dois aparelhos sua audição vai piorar cada vez mais e você não vai escutar  mais nada.” ATENÇÃO!  Fujaaaaaaaaaaaa…..  Digo isso pois depois de 20 anos de experiência nas costas sei que as coisas não são bem assim. Posso te garantir… que faz esse tipo de coisa só está interessado em te vender um par de aparelhos. Não tem nenhum tipo de compromisso com o que é melhor e mais adequado para seu caso.

#ficadica:  O quanto você escuta não vai piorar porque você não está usando aparelho auditivo. O que piora é o entendimento das palavras. Mas vale lembrar que o tempo que leva para essa piora de entendimento varia de pessoa para pessoa ( 6 meses, 12 meses, etc).

  • Como você vai descobrir o que é melhor para você ? TESTANDO !  🙂  . Isso mesmo, você  deve testar o uso dos 2 aparelhos juntos, depois só o direito e só o esquerdo.  A partir da sua experiência das 3 formas e dos testes de performance realizados pela fonoaudióloga vocês descobrirão o que funciona melhor para seu caso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *