Afinal, posso ou não deixar a pilha dentro aparelho auditivo no desumidificador?

Desumidificador2baterias

Essa semana li o post do Crônicas da Surdez, da ilustre amiga Paula Pfeifer (que amo e admiro demais!) sobre desumidificadores e resolvi escrever sobre isso…

Existem vários tipos de desumidificadores, os de sílica e aqueles eletrônicos. Os eletrônicos funcionam sozinhos (como o que a Paula citou) ou como parte de um sistema de recarrega pilhas (você coloca seu aparelho auditivo com as baterias recarregáveis no carregador e ele desumidifica o aparelho auditivo – o processo dura umas 7 horas). Para quem tiver curiosidade, esse produto chama-se eCharger e o fabricante é a Siemens.  Eu particularmente gosto desse carregador pela praticidade de não ter que trocar as baterias pelo menos por um ano…  🙂

Bom,  mas vamos ao que interessa…. vamos entender como funciona um desumidificador de sílica.

A sílica cria um ambiente com baixa umidade devido à sua propriedade de absorção e isso previne problemas futuros nos aparelhos auditivos. Há alguns tipos no mercado, umas coloridas e outras transparentes. A diferença é somente a cor. Entretanto, as sílicas coloridas mudam sua coloração conforme vão ficando úmidas: de roxa passam para rosa, por exemplo. A maioria das sílicas pode ser reativada, ou seja, quando submetida à altas temperaturas (entre 100 e 200 graus Celsius) por um período de tempo (vc deve verificar as orientações do fabricante) elas voltam à funcionar. Mas fique atento, dependendo da sílica à cada reativação ela perde de 10 a 25% da sua ação. Por isso, vc vai encontrar por aí sílicas transparentes (sem corantes) cuja vida útil é estimada em 3 meses (depois de abertas) e depois podem ser descartadas em lixo normal (não agridem o meio ambiente).

Então, a pergunta é simples…. Pode ou não pode deixar a pilha (ou bateria) dentro do aparelho auditivo quando colocá-lo no desumidificador? Isso vai mudar a vida útil da pilha ?

Bem…depende…  Sim! Depende de duas coisas… CLIMA e TRANSPIRAÇÃO.  A sílica desumidificadora funciona bem no verão, mantendo os componentes do aparelho auditivo e baterias livres da umidade do ar e da transpiração. Umidade demais também pode prejudicar a bateria. A sílica desumidificadora é útil também para garantir uma vida útil estável da bateria em ambientes muito úmidos ou quando o paciente transpira demais seja devido ao calor do local (como na cidade de São José do Rio Preto…rs)  onde mora ou condição médica (hiperidrose, menopausa, etc).

#ficadica: se as baterias em uso do seu aparelho auditivo SEMPRE enferrujam ou ficam inchadas, melhor retirá-las do aparelho sempre que não estiver usando. Isso pode acontecer por alguns motivos… pilhas ruins ( de má qualidade ou com acondicionamento ruim seu, do fabricante ou revendedor) ou excesso de umidade (clima ou transpiração). Para minimizar o problema, coloque-as no desumidificador mas separadas do aparelho auditivo.  Mas atenção! Ainda há risco de vazamento da pilha!

No inverno (com pouca umidade) e nos casos de pouca transpiração… o recomendado é colocar seu aparelho auditivo no  desumidificador sem a bateria. Nesse caso, a pilha pode durar menos. Mas antes de culpar seu desumidificador, avalie outros pontos como marca da bateria e outras coisas…

Resumindo…

Muita umidade OU muita transpiração

PODE colocar seu aparelho auditivo com a bateria na sílica.

 

Pouca umidade E pouca transpiração

MELHOR RETIRAR a bateria do seu aparelho auditivo antes de colocar na sílica.

 

Boa semana à todos!  🙂

 

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

 

   

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *