Posso usar uma pilha nova (com selo) mas vencida no meu aparelho auditivo?

Pilha1

Vários pacientes já me fizeram essa pergunta…

Minha experiência: já tive baterias que funcionaram praticamente como novas e outras que demoraram mais de 3 minutos para ativar e depois acabaram logo.

Agora te pergunto…. quem não usou uma pilha vencida no seu aparelho auditivo seja porque não percebeu ou por falta de alternativa… que atire a primeira pedra….!  🙂

Não existe muito desse tipo de informação por aí.. mas acho que antes de colocar uma bateria vencida no seu aparelho auditivo vc deve avaliar os riscos…

Então vamos lá…   uma bateria perde cerca de 3% de sua capacidade a cada ano que passa a partir da data de vencimento que consta na cartela ( que geralmente é de 2 a 3 anos dependendo da marca). Então é só fazer as contas… Uma bateria vencida por 4 anos deve ter em torno de 85-88% da sua capacidade.

Se a bateria for de uma marca boa e foi estocada devidamente pelos importadores e vendedores (em temperatura entre 10 e 30 graus Celsius e local seco) provavelmente não haverá problema. No máximo a pilha vai durar menos.  O perigo mora no vazamento da bateria… E isso não dá para garantir somente olhando a bateria…

Encontrei umas dicas importantes:

#ficadica1:  Nunca guarde suas pilhas no refrigerador. Isso é meio que uma lenda. Com certeza vc já ouviu alguém dizer que colocar as pilhas no freezer as recarrega ou aumenta sua vida útil. Não para baterias de zinco. Alta umidade e baixas temperaturas  interferem na descarga e voltagem da bateria e como consequência,  na sua vida útil.

#ficadica 2:  Nunca deixe suas pilhas no sol ( como por exemplo, dentro de um carro fechado). Isso também pode danificar suas baterias.

#ficadica3:  Nunca deixar as pilhas soltas dentro da bolsa. O contato com metais e outras coisas podem dar curto na pilha e afetar sua vida útil também.

 

Boa semana à todos!  🙂

 

Por Mirella Horiuti

Para:  naoescuto.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *