Por que só eu não escuto meu aparelho auditivo apitar?

microfoniaOlder lady to husband surrounded by dogs: 'Still getting feedback from your hearing aid?'microfonia

 

Essa é uma boa pergunta e muito frequente também.

Vamos lá, imaginem algo apitando e as pessoas ao lado fazendo aquela cara de ” vc tá ouvindo isso?”  e procurando da onde vem o som… e vc não está escutando nada…! Muito inconveniente!

Apesar do cartoon aí de cima acho que é um assunto bem sério pois incomoda demais.

Voltando à pergunta …  Por que só eu não escuto meu aparelho auditivo apitar?

A resposta é simples.  Mas vamos por partes:

Em geral a microfonia do aparelho auditivo (ou feedback) ocorre nas frequências bem altas, ou seja, bem agudas entre 2000 e 5000 Hz. Nada mais é que um escape de som e o ouvir ou não está relacionado com a intensidade dessa microfonia ( ou seja, se o volume dela é fraco ou forte).

Vale lembrar que: o motivo da microfonia aparecer deve-se provavelmente ao fato do aparelho auditivo não possuir o recurso de controle de microfonia adequado ao seu grau de perda auditiva além de outras coisas. Leia o post  ” Meu aparelho está apitando. Isso é normal?” para saber mais sobre esse tipo de microfonia.

Por isso,  se a perda auditiva do paciente ( na audiometria) for de grau moderado (55 dB) ou maior nesta faixa de frequência, existe uma chance muito grande dele não perceber que seu aparelho auditivo está apitando baixo, caso isso aconteça.  Veja abaixo:

audio

 

Nesse exemplo:  lado direito (vermelho) tem menos risco de microfonia que o lado esquerdo (azul). Mas, dependendo da potência, tamanho de ventilação e tecnologia do recurso de cancelamento de microfonia, qualquer um dos lados pode apitar… Nesse caso o paciente vai ouvir o aparelho  do lado direito apitar mesmo que baixinho e do lado esquerdo, o apito de microfonia deve ser bem forte para ser ouvido…

O que fazer então?  Para este problema não há nenhuma solução imediata (além de verificar se o aparelho está bem encaixado) mas se alguém lhe avisar que seu aparelho auditivo está apitando, e isso começou de uma hora para outra, melhor procurar ajuda.

Outra coisa importante é verificar se isso acontece a todo momento ou em alguma situação específica. Essa informação é valiosa para seu fonoaudiólogo.

Meu conselho? Procure seu fonoaudiólogo de confiança e explique o que está acontecendo. Com certeza ele avaliará e encontrará uma solução para seu problema. Muitas vezes um pequeno ajuste na resposta de frequência do aparelho auditivo resolve tudo.

 

Boa semana a todos! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *