Aparelhos Auditivos Chineses. Comprar ou não?

duvidabtealoneduvida

Há algumas semanas minha amiga Paula Pfeifer, do Crônicas da Surdez, me pediu para investigar esse assunto. E lá fui eu navegar na internet! Fiquei surpresa com o número de amplificadores disponíveis por aí! E a preço de banana! Socorro!

Para resumir, fiz a investigação e dei meus pareceres sobre o tema.

Segue abaixo, na íntegra o post completo do Cronicas das Surdez que foi postado pela Paula.

 

APARELHOS AUDITIVOS CHINESES: COMPRAR OU NÃO COMPRAR?

” Volta e meia alguém aparece aqui falando sobre comprar AASI no exterior ‘porque é mais barato’ (e esquece que o produto virá sem garantia, sem programação, etc). Só que nas últimas semanas, me assustei. As pessoas começaram a falar sobre aparelhos auditivos chineses. A Camila Morais, fono que é assídua lá na FanPage, me mandou um link que mostrava esses produtos num site chinês e me choquei: U$14 por um AASI. Pera lá. Não precisa ser muito esperto para saber que só pode ser porcaria mas, como sei que muita gente vai optar por cair nesse conto do vigário, resolvi chamar minha consultora para assuntos fonoaudiológicos Mirella Horiuti, do Não Escuto, para investigar o caso e saber a sua opinião.

Captura de tela inteira 07012015 143353.bmp

 

Esses produtos são aparelhos auditivos mesmo?

Agora estão surgindo alguns sites na internet com venda de “aparelhos auditivos” chineses com preços muito baixos (15 dólares ou menos). Fica aqui o alerta: todos os aparelhos auditivos comercializados no Brasil necessitam de REGISTRO na ANVISA pois é esse órgão governamental brasileiro que controla a qualidade e procedência destes produtos de saúde. Em nenhum destes sites encontrei o número deste registro e o responsável técnico por eles no Brasil.  Então de duas, uma…. ou não são aparelhos auditivos ou são e estão sendo vendidos sem o conhecimento da ANVISA. Sinceramente, não sei o que é pior…

Tive a curiosidade de entrar nesses sites e procurar pelas características técnicas desses produtos. Em primeiro lugar,  todos que vi são analógicos e portanto não reduzem ruído de ambiente, controlam microfonia (apito), etc. Mas ao procurar as características técnicas… voiláuns tem ganho de 4 dB(qualquer aparelho auditivo tem ganho de no mínimo 30 dB) e outros tem uma resposta de frequência tão pequena que não atingem praticamente nenhum grau de perda auditiva. A maioria nem menciona a medição de ruído do microfone (em geral tem um valor em torno de 10 a 17 dB, nos aparelhos auditivos). Achei um produto com  30 e outro com 25 dB, o que significa que são microfones muito ruidosos no seu funcionamento e dependendo do grau de perda auditiva, o paciente vai ouvir o “aparelho auditivo” trabalhar. Além disso, notei que eles usam classificações diferentes dos fabricantes de aparelhos auditivos: termos como Sensibilidade (Sensitivity) e não usam como referência nenhuma forma de medição padronizada (IEC 118-7, IEC 118-0 ou ANSI S3.22-2003). Ou seja, não conseguimos validar as informações. O que isso significa: simples, que não podemos  confiar nessas informações. E a pergunta que não quer calar…

Será que vale a pena comprar?

Minha resposta é simples: NÃO.

Os motivos são vários:

  • produto sem procedência e garantia,
  • para mim são simplesmente amplificadores (em geral fracos) com formato de aparelho auditivo;
  • sem  atendimento fonoaudiológico;
  • mas o MAIS IMPORTANTE: você pode estar comprando algo que vai prejudicar sua audição!Como não sabemos o quanto estes “aparelhos auditivos” podem aumentar de verdade pois não temos dados técnicos confiáveis, podemos ter uma amplificação excessiva e assim piorar ainda mais a audição.

Valeu, Mirella!! :D

A minha humilde opinião é a seguinte: é o mesmo que ter problema de visão e querer resolver comprando óculos no camelô porque é mais barato e não ‘precisou’ ir ao oftalmologista. Tem barato que sai caro. Melhor fugir disso, hein. Eu não colocaria um negócio desses nos meus ouvidos nunca.”

Só para completar, colocar um aparelho auditivo sem qualquer supervisão fonoaudiológica pode acarretar em 2 problemas:
1. Vc estar sub-utilizando sua audição, ou seja, poderia estar muito melhor  e não está devido à ganho fraco ou regulagem inadequada.
2. Vc pode estar usando um amplificador além das suas necessidades auditivas e prejudicar sua audição!
Boa semana a todos! 🙂
Por: Mirella Horiuti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *