Comecei a usar aparelho auditivo. Estou produzindo mais cera no ouvido. Isso é normal?

CeranoOuvido

A resposta é: SIM !!! Totalmente normal.

Primeiro vamos entender a função da cera ou cerúmen que temos no ouvido.

Proteção do ouvido!  Essa é a função principal. A cera é uma secreção composta de gordura e queratina que cobre a pele fininha que temos no canal. Nosso ouvido a produz para tentar impedir que qualquer corpo estranho entre prejudique nosso ouvido. Os pelinhos internos tem a função de ” transportar” a cera para fora do canal.

É importante ter em mente que pouca produção ou ausência de cera pode ocasionar uma pele seca com aparecimento de coceira e descamação. Se isso acontecer, procure atendimento médico. Procure um otorrinolaringologista.

Então, por que é normal colocar o aparelho auditivo e o ouvido produzir mais cera? Simples: porque o ouvido reconhece o molde, sonda  ou a cápsula ( do intra ou microcanal) como um corpo estranho e produz mais cera para tentar expulsá-lo. E como não consegue, vai acumulando esta cera até obstruir totalmente a passagem do som pelo canal. Aí chegou o momento no qual o paciente não está escutando mais nada e que o aparelho auditivo começa a apitar (microfonia).

AASi2

Solução: procure seu fonoaudiólogo para avaliação. Ele irá verificar seu aparelho auditivo e encaminhar você ao otorrino para “limpeza” do ouvido se for necessário.

 

Boa semana a todos!  🙂

 

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

 

 

 

 

1 comentário

  1. Achei a pergunta muito interessante, pois eu tinha essa dúvida à poucos dias atrás e por coincidência aparece aqui as respostas que eu queria saber!!!

    Parabéns Mirella por esse blog, estou sempre seguindo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *