Meu aparelho auditivo parou de repente. E agora o que faço?

AASipifou

Se eu fosse contar o número de vezes que isso acontece… nossa! 🙂

Depois de relembrar vários casos que aconteceram comigo, fiz uma listinha básica.

Os motivos mais frequentes no quesito ” Meu aparelho pifou!” são:

  • Pilha ruim ou  sem carga – Acreditem! Isso acontece com muita frequência. As vezes a carga terminou durante a noite (quando o aparelho auditivo não estava em uso) e quando o paciente foi ligar  de manhã… nada de funcionar – aparelho mudo. O que fazer? Simples… tenha em mãos um testador de pilhas e verifique a carga. Se vc não possuir um testador, coloque uma pilha nova e verifique. Mas lembre-se retire o selo da pilha e aguarde 1 minuto antes usar a pilha nova.
  • Molde, filtro de cera ou sonda  entupidos de cera – A cera entope a saída de som e o paciente não recebe mais amplificação nenhuma. O que fazer? Limpar a “ponta” do aparelho auditivo todo dia depois do uso. Conforme o uso do aparelho auditivo, há uma maior produção de cera e então uma probabilidade maior de entupir a ponta do seu aparelho auditivo. Chamo de ponta a parte que é inserida dentro do canal auditivo. Essa ponta pode ser um molde (aparelho retroauricular convencional), uma sonda (aparelho retroauricular com tubo fino) ou um filtro de cera (aparelhos  intra ou microcanais). Há uma limpeza específica para cada “ponta”. Pergunte ao seu fonoaudiólogo.
  • Tubo de molde ou tubo fino cheio de água ou dobrado  – mesmo raciocínio. O som não passa. O que fazer? Trocar o tubo se estiver dobrado. Se o caso for de água (suor condensado) dentro do tubo, deve-se desconectar o tubo do molde do aparelho auditivo e em seguida tirar a água de dentro com uma bombinha de ar. Nunca assopre! Nossa saliva pode contaminar o tubo e caso seu ouvido seja sensível, pode ocasionar uma infecção!

 

Boa semana a todos!

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

4 comentários

    1. Pode ter danificado o circuito. Leve para algum centro auditivo de sua confiança para um orçamento. Se ficar em duvida, faça ao menos 3 orçamentos em locais diferentes, sendo um deles o fabricante de seu aparelho auditivo.

    1. Olá Elieusa!O ideal é levar no local onde vc adquiriu. Se vc souber a marca, entre em contato com o fabricante. Ele poderá lhe indicar o local mais próximo. Espero ter ajudado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *