Como posso limpar o meu aparelho auditivo? Parte1: retroauriculares convencionais

limpeza btealone

Quem acompanha o blog já percebeu que costumo postar as novidades sempre nos finais de semana. Mas achei o assunto tão interessante que não consegui esperar!  Boa leitura!  🙂

Quando um novo usuário adquire um aparelho auditivo essa é uma parte muito importante da orientação.

Qual o motivo? Simples: a falta de informação pode levar o usuário a limpar seu aparelho auditivo de forma inadequada e assim encurtar a vida útil do produto.

Particularmente, gosto de informações simples e práticas. Confesso aqui que não sou do tipo que devora os manuais de instruções quando compro um produto novo…  😉

Então, para facilitar mais resolvi dividir os aparelhos auditivos e categorias e falar deles separadamente em cada post. Hoje, especificamente, falaremos dos retroauriculares convencionais.

AASIbte

 

Nas próximas semanas falaremos sobre a limpeza dos:

  • retroauriculares  com tubo fino
  • retroauriculares com tecnologia receptor no canal (RIC)
  • customizados – intras e microcanais

Então vamos lá….

Este modelo de aparelho auditivo da foto acima é composto por 2 partes:

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha

LIMPEZA:  Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja.   E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

B. O molde – é aquela peça de silicone (material mais flexível) ou acrílico (material mais rígido) que  se conecta ao aparelho auditivo através de um tubo plástico ( “tubinho”).

LIMPEZA DIÁRIA:  ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o molde com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se vc encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha.

#ficadica: se vc tem 2 moldes (um de cada orelha), use um papel para cada molde e descarte em seguida. Assim vc vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

 

LIMPEZA MENSAL:  somente o molde pode ser lavado com sabão neutro e água. O que vc vai precisar?

Escovinhabombinha

  • escovinha
  • água e sabão neutro
  • bombinha de ar

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou vc tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que o molde estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte as 2 partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção:  a região pia é uma área de risco! 😉
  2. Lave o molde normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

#ficadica: Verifique se o “tubinho” está  em bom estado e não necessita de troca.

O vídeo abaixo vai ilustrar melhor !  🙂

 

Boa semana a todos!  🙂

 

Por:  Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

6 comentários

    1. Boa tarde Edilson, cada marca de aparelho auditivo utiliza um tipo de tubo fino. Você deve procurar algum ponto próximo de atendimento do fabricante de seu aparelho auditivo. Vc sabe a marca ou modelo? Espero ter ajudado.

    1. Bom dia Nadine. Minha recomendação é lavar o molde ( parte de borracha) com água e sabão neutro. Esses toalhetes podem conter componentes que irritam o ouvido. Espero ter ajudado. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *