Compatibilidade – Aparelhos Auditivos & Telefone – Parte 2

telefone telefone  telefone

E lá vamos nós!  🙂

Telefones sem fio analógicos  geralmente não geram interferência nos aparelhos auditivos. Já nos caso de telefones digitais sem fio a questão é outra… Pode haver interferência por causa da antena eletromagnética do telefone, iluminação do telefone, etc.

Nos Estados Unidos, quem controla a compatibilidade entre aparelhos auditivos (HAC – Hearing Aid Compatibility) e telefones digitais sem fio (inclusive celulares) é um orgão chamado FCC. Todo telefone deve obedecer as regras da  American National Standard Institute (ANSI) standard C63.19. Os telefones são classificados de acordo com o tanto de interferência que causam nos aparelhos auditivos. A interferência pode ser por RF ( radio frequência), M (microfone) e T (bobina telefônica).

A regra básica diz que para ser COMPATÍVEL todo telefone sem fio deve ser no mínimo  M3 ou T3. Essa informação já deve estar visível na embalagem no produto.

Mas o que significa isso?

Vamos lá…

O M significa que o modo de telefone a ser utilizado é o Modo Acústico.

E o T significa que a bobina telefônica está em uso (Modo Bobina).

A escala de classificação vai de 1 à 4.  Quanto maior o número, mais compatível é o telefone. Ou seja, mais claro é o som e menos interferência tem.

M1 ou T1  – ruim (sem compatibilidade)

M2 ou T2  – básica (sem compatibilidade)

M3 ou T3 – boa

M4 ou T4  – excelente

E aonde encontramos essa informação?

No Brasil, ainda depende muito do fabricante. Na maioria dos modelos está em algum lugar no manual. Mas já vi alguns manuais sem nada de informação.

Hoje conseguimos achar bastante coisa na internet e facilita a vida…Achei essas páginas (com todas em informações em inglês… é claro) mas podem ajudar bastante:

Site da Verizon – exibe os modelos M3- T3 -M4 – T4 que eles vendem

Site da Better Hearing institute – tem alguns modelos mas me parecem mais antigos

Mas… após navegar bastante… meus pedidos foram atendidos…

Alguém já ouviu falar do  site GARI?

Isso mesmo!  Olha só que bacana…

GARI1 GARI2

Então….  #ficadica 1

Entre no site do GARI e faça a pesquisa do grau de compatibilidade do seu celular ou daquele que vc está namorando… Vc pode até pesquisar por fabricante e modelo!  🙂

GARI3

 

#ficadica2

Se  vc está com dificuldades de falar ao telefone e já verificou com seu fonoaudiólogo que o seu aparelho auditivo está bem ajustado,  verifique a compatibilidade do seu telefone . Se a solução for adquirir um novo….antes de trocar seu celular:

  •  pesquise o grau de compatibilidade
  • teste vários modelos
  • depois decida

 

Boa semana a todos!  🙂

 

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *