O menor aparelho auditivo é o melhor?

smile3AASipifou

Praticamente todo dia alguém me pergunta isso. E estão sempre se referindo aos modelos internos, que ficam dentro da orelha. A resposta é fácil e simples: DEPENDE. Em alguns casos pode ser a melhor opção e em outros a pior.

No mercado há algumas marcas que ainda utilizam o conceito de menor – aparece menos então, é mais caro. Nesse caso, aparelhos menores com tecnologia simples são bem mais caros do que os que aparecem mais, em geral os retroauriculares, mesmo com tecnologia melhor. Mas, a grande maioria utiliza o conceito de mais tecnologia – mais caro.  Para mim, esse é o correto e o que faz sentido. Pois é a tecnologia melhor que vai propiciar um melhor entendimento de fala e não o tamanho do aparelho auditivo.

Quando esse assunto de tamanho vem à tona, lembro sempre da Paula Pfeifer  do Crônicas da Surdez e da sua opinião quanto ao discreto. Sempre ofereceram à ela o modelo intra dizendo que o discreto-invisível era o melhor. Nunca haviam questionado as dificuldades que ela tinha. O critério da indicação foi ela é jovem,  não pode aparecer muito e ponto final.

Ficam aqui minhas dicas levar em conta na escolha do melhor aparelho auditivo para seu caso:

  • Quem vai usar o aparelho auditivo é você. Não seu acompanhante e nem a fonoaudióloga que está indicando o modelo. Então, você deve SIM falar para ela o que você quer ou não quer num aparelho auditivo.
  • O modelo mais adequado é aquele que vai melhorar ou até resolver as suas dificuldades. Então, não se intimide: pergunte !!! Simples assim:  “No que esse aparelho vai me ajudar para entender televisão?” por exemplo.
  • Eu, como fonoaudióloga, tento conciliar da melhor maneira possível o que o paciente deseja e termos de tamanho com o que ele precisa em relação às dificuldades auditivas. Quando não consigo, exponho os prós e contras de cada modelo e JUNTOS escolhemos a melhor opção. É assim que deve ser: tudo claro e transparente.
  • Procure no mínimo duas marcas e/ou opiniões sobre seu caso se você não ficou satisfeito ou em dúvida com o modelo e tecnologia indicados para seu caso. Lembre-se que as marcas tem produtos diferentes!

 

Aproveito o post para desejar um ótimo Natal e Ano Novo para todos!  natal1

 

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *