Dicas para quem está começando a usar aparelhos auditivos

 

Sempre que  experimentamos algo novo, levamos um tempo para nos adaptar…

Já diz o ditado que acostumar-se ao que é bom é fácil.

Com aparelhos auditivos isso não é diferente. 

O tempo para se habituar ao novo modo de perceber, escutar e entender o som demora entre 3 a 6 meses em média.

Quanto mais confortável for essa experiência, mais fácil será a transição para o uso contínuo.

Aqui vão algumas dicas para que isso aconteça:

  • No início, se vc estiver muito ansioso procure utilizar por um tempo limitado: 2 a 4 horas direto, com intervalos de descanso de 1 hora. Aos poucos vá aumentando o tempo de uso. Depois de um tempo vc nem vai perceber que está de aparelho.  🙂

 

  • Vc notará que está escutando de forma diferente. Isso é NORMAL!!! Dependendo da tecnologia do seu aparelho auditivo vc vai sentir mais ou menos diferença. Em geral, quanto mais sofisticado for o aparelho auditivo, menor a diferença. Costumo dizer que os 3 primeiros dias são recheados de novidades. E que achar que tudo está um pouco alto, perceber sons que não ouvia antes…. tudo isso faz parte nesse começo. Mas ATENÇÃO… depois desses 3 dias.. se algo incomodar …. volte no seu fonoaudiólogo e relate o que está sentindo. Seu aparelho auditivo precisa de ajuste.

 

  • O uso de aparelhos auditivos NÃO machuca. Nesses benditos 3 dias, se ao tirar vc pensar… nossa que alívio! Não se preocupe. É normal.  🙂 Agora…. se vc sentir dor ao colocar ou tirar, suspenda o uso e procure seu fonoaudiólogo.

 

  • Fique de olho na umidade. Ela pode ocasionar mal funcionamento de seu aparelho auditivo. Se puder escolher um produto com algum grau de resistência à água… sempre melhor. Mas de maneira geral, use um desumidificador diariamente e seque seus cabelos e orelhas sempre antes de usar um aparelho auditivo.

 

  • Depois do uso, limpe seus aparelhos auditivos. Principalmente a parte que fica encaixada dentro do seu ouvido por 2 motivos:
    • se tiver cera ou alguma sujeira na ponta, vai diminuir ou anular totalmente a efetividade do aparelho
    • higiene evita infecções

 

Boa semana a todos!  🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *