Aparelho auditivo piora a audição ? Parte 2

Na semana passada falei um pouco desse tema.

Hoje vou falar um pouco sobre meu ponto de vista. 🙂
Primeiro gostaria de deixar claro que o escrito abaixo é minha opinião profissional e pessoal sobre o assunto, baseado em 25 anos de trabalho na área.  🙂

1. A perda auditiva irá piorar independentemente do uso do aparelho auditivo – explicando melhor …. o grau de  perda de audição, ou seja , o quanto o paciente escuta poderá piorar com o tempo pois está ligado à causa da disfunção auditiva, ou seja, tem relação com o que está causando ou causou a perda de audição. Aí fica meu alerta: procure um médico otorrino de sua confiança e exija uma investigação diagnóstica. Só assim vc terá mais “armas” na mão para pensar na prevenção de uma piora. Sei que muitas vezes não é possível achar a causa mas acho que vale o esforço.

2. Acredito sim que o uso de aparelho auditivo inadequado ou mal regulado pode lesionar o ouvido – para aqueles que usam aparelho #ficadica NÃO É NORMAL:
– se incomodar com os sons  ( sejam eles fracos, médios ou fortes)

–  ter dor de cabeça o tempo todo quando se usa aparelho auditivo

Se isso acontece com vc procure seu fonoaudiólogo para ajustar seu aparelho. A grande maioria dos aparelhos auditivos ( digitais, analógicos, regulados por computador ou por trimmer) tem recursos de proteção para sons (principalmente sons fortes). E por favor …. cuidado com algum lero-lero do tipo … “Ahhh… vc tem que trocar seu aparelho auditivo ….”   🙂

–  ter TTS   (mudança temporária de limiar auditivo) –  se ele realmente está acontecendo… esse aparelho precisa ser ajustado urgentemente!

3. O fato de usar aparelho por algumas horas e depois ter a sensação que piorou a audição quando se tira não significa necessariamente que o TTS ocorreu – se a perda auditiva for de grau moderado ou maior, é claro que no momento que tirar o aparelho auditivo vai parecer que o “mundo desligou”, mas isso não quer dizer que seu limiar auditivo piorou.  Eu comparo essa situação como a de usar óculos para perto. Posso falar de carteirinha pois sou aquela usuária que protelou até o último momento e agora não tem mais jeito…rs:

  • você até consegue enxergar (ou ouvir)  mas precisa de mais esforço, boa iluminação e distância correta esticando o braço até não poder mais (atenção, ambiente silencioso, etc)
  • quando coloco o óculos ( aparelho auditivo), UAU , uma maravilha !
  • quando tiro os óculos  e tento ler de novo … parece que está muito pior … e na verdade não está. É só descansar um pouco e tentar novamente que continua na mesma como antes.

 

4. Usar aparelho auditivo não previne a piora do grau de perda de audição  – em linhas gerais ele mantém o som entrando no sistema auditivo numa intensidade adequada e segura e faz com que as vias auditivas sejam estimuladas. Em outras palavras, ele garante o “ouvir” ( detectar o som) para que o “escutar” ( colocar atenção ao som) e o “entender “ aconteçam. Para mim o aparelho auditivo é o equipamento que garante o processo de “fisioterapia” auditiva.

 

Boa semana a todos!  🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *