Zumbido

O que é o zumbido ?

Muitas informações estão disponíveis na internet sobre zumbido. Vale a pena ler tudo? Acho que não…

Quer uns links realmente confiáveis?

http://www.tvzumbido.com.br/

http://www.zumbido.org.br/

 

Coisas que você deve saber sobre zumbido:

 

  1. Zumbido não é uma doença. É sim um sintoma de que algo não vai bem e precisa ser investigado. Pode ter diversas causas como um fio de cabelo grudado no tímpano, cera no ouvido, infecções, problemas de metabolismo dentre inúmeras outras.
  2. Não é normal ter zumbido. Logo, você deve procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar seu caso.

#ficadica: Se você não se sentiu confortável ou confiante com o diagnóstico e tratamento sugerido, procure uma segunda e até uma terceira opinião. Afinal de contas, o maior interessado em encontrar a melhor solução para seu problema é você, certo?

 

  1. Sim! Existe tratamento para seu zumbido. O  X da questão é descobrir o que desencadeou ou está desencadeando este zumbido.

 

E os tratamentos?

Existem inúmeros tratamentos para zumbido. Como disse antes, o X da questão é encontrar a causa. O médico otorrinolaringologista é quem vai indicar o tratamento mais adequado.

Quais as opções disponíveis?

Mais uma vez, tudo dependerá do que está causando o sintoma zumbido. Os tratamentos mais comuns são:

  • Medicação
  • Cirurgia
  • Dieta alimentar
  • Uso de aparelhos auditivos
  • Uso de aparelhos auditivos com gerador de som

Coincidentemente, há  uma semana exatamente acordei com um zumbido infernal do lado esquerdo. Parecia um apito bem fino com um fundinho de chiado e uma sensação de desconforto desse lado. Como estava na loja trabalhando, assim que cheguei fiz uma audiometria e meatoscopia: sem perda de audição e com uma membrana timpânica com os vasinhos bem aparentes ( como dizem, vascularizada). Consegui uma consulta médica com um otorrinolaringologista somente no outro dia, quando o zumbido já tinha melhorado um pouco.  Como provavelmente era uma disfunção da tuba auditiva, com medicação tudo foi resolvido e o zumbido passou. Mas confesso à vocês que não conseguia ficar em ambientes silenciosos.  Lição aprendida: apareceu o zumbido, consulte um médico. 🙂