Quanto dura uma pilha?

 

baterias

Bateria ou pilha?   Fique tranquilo ….. tanto faz !!!   🙂

Por que isso é importante? Simples assim: porque vai mexer no seu bolso e no seu tempo.

Como assim?  Acho que você tem o direito de escolher  o quanto vai gastar por mês e quantas vezes terá que parar o que está fazendo para troca a pilha, certo?

De maneira geral a regra é essa:  quanto menor o aparelho, menor a pilha e quanto menor a pilha, menos ela dura. E se no final das contas você está de olho num aparelho auditivo pequeno e potente, mais um item para avaliar. Mas fique atento … isso pode variar conforme as marcas de aparelhos auditivos. Como tudo nessa vida… temos por aí marcas boas e ruins nesse aspecto. Pesquise!   🙂

#ficadica:  quando estiver escolhendo seu aparelho auditivo pergunte ao fonoaudiólogo quanto tempo em média dura a pilha do modelo que ele está indicando para seu você, na potência adequada para seu caso. Ele tem essa informação.

Agora vamos falar um pouco das pilhas ou baterias de aparelhos auditivos. Existem vários tamanhos. De forma geral, quanto maior a bateria, maior sua autonomia. O tamanho da bateria está diretamente relacionado com o tamanho do aparelho auditivo, ou seja, quanto menor seu aparelho auditivo, menor a pilha… como disse acima.

São 4 os tamanhos mais comuns:

Tamanhos de baterias

Tamanho 675  ( selo azul)– para retroauriculares bem potentes

Tamanho 13  ( selo laranja) –  para retroauriculares convencionais e RIC e intra-auriculares

Tamanho 312  (selo marrom)-  para retroauriculares convencionais e RIC e intracanais

Tamanho 10 ou 230  (selo amarelo) – para retroauriculares  RIC e microcanais

Tamanho 5  (selo vermelho) – para microcanais. Há uns bons 10 anos que não vejo essa pilha no mercado (pelo menos no Brasil). Quando lançaram os microcanais (em 1900 e bolinha…. e eu estava lá..rs)  e o canal auditivo do paciente era muito pequeno, esse tamanho era utilizado.

Essa tabelinha é baseada no meu conhecimento  mas  pode haver algum tipo de uso diferente por aí  pois não conheço todos os modelos do mundo….rs

Existem diversas marcas de pilha no mercado. Também não existe milagre, quanto à durabilidade: marca boa dura mais. Eu particularmente gosto de 3 marcas: Siemens, Panasonic e Duracell. Marca ruim  dura menos e o pior de tudo, a pilha pode vazar ou estufar danificando seu aparelho auditivo. Uma outra coisa que está surgindo no mercado são as falsificações de pilhas – portanto, compre as suas num local confiável e nunca de locais de aparência suspeita. O barato pode sair caro. O custo médio de uma bateria é  3 reais.

A durabilidade da pilha ou bateria depende de uma série de fatores além do tamanho. Depende também da regulagem do aparelho (quanto mais potente maior o consumo), recursos ativados e das horas de uso.

As baterias recarregáveis tem uma autonomia de 8 a 14 horas, dependendo do tamanho. No Brasil, somente 2 marcas se utilizam de pilhas recarregáveis nos  seus aparelhos auditivos nos tamanhos 13  e 312.

As baterias convencionais (de zinco) tem autonomia diferente. Os dados abaixo se referem à duração média (11 horas por dia) em aparelhos digitais – que avisam quando a pilha está nas últimas. Aparelhos analógicos tem um consumo diferente – funcionam até o último suspiro da bateria. Isso quer dizer que se vc tirar a bateria ruinzinha de um digital e colocar num analógico vai funcionar? Sim… com certeza!

Tamanho 675  ( selo azul)– 15 a 20  dias.

Tamanho 13  ( selo laranja)-  10 a 15 dias

Tamanho 312  (selo marrom)-  10 a 12 dias

Tamanho 10 ou 230  (selo amarelo) – 5 a 7 dias

Tamanho 5  (selo vermelho) – 2 a 3 dias

#ficadica: retire o selo da bateria e aguarde 1 minuto antes de utilizar.  Essas pilhas são ativadas à ar e necessitam de um tempo para chegar na carga total. Se você retirar o selo e rapidamente colocar a pilha em uso ela pode durar menos. Outra coisa meeeeega importante: DATA DE VALIDADE. Toda cartelinha de bateria tem a data. Verifique antes da compra ainda mais se você quiser fazer um pequeno estoque, ok?

Boa semana à todos!  🙂