Quando meu aparelho precisa ir para a assistência técnica?

assistenciatecnica3assistenciatecnica2assistenciatecnica3

Adoro falar disso.  🙂

Depois de 8 anos trabalhando dentro do fabricante de aparelhos auditivos, posso dizer com toda a segurança:

SÓ MANDE SEU APARELHO AUDITIVO PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA SE ELE ESTIVER COM PROBLEMA !!!

Por que  falo isso? Simples. Vamos fazer uma analogia entre produtos eletrônicos.

Você envia seu celular ou televisor para fazer revisão e limpeza uma vez por ano ou a cada 6 meses?

A resposta é NÃO!

E você já deve ter ouvido a frase … ” Em time que está ganhando … não se mexe!”

É isso mesmo. Se  seu aparelho auditivo está normal, com a mesma qualidade de som, as pilhas durando o mesmo tempo e  seu fonoaudiólogo de confiança escutou e avaliou seu  aparelho, não há motivo algum para abrí-lo e verificar seu funcionamento. Pode ter certeza !!!!

Quando falamos das peças dos aparelhos auditivos, não há limpeza que possa ser feita nas peças que faça ele funcionar melhor… Veja bem que não estou falando de acúmulo de cera na frente do receptor dos intras ou modelos RIC (receptor no canal).

Existe uma limpeza externa do aparelho auditivo intra ou retro que pode ser feita pelo próprio fonoaudiólogo ou paciente (desde que orientado). É a limpeza de gancho ou cotovelo, contatos de bateria, troca de protetores de cera, troca de tubo de molde etc. Isso pode e deve ser feito com certa frequência ….. Mas NÃO é desse tipo de limpeza que estou falando.

Na minha experiência, só existe uma situação em que mando abrir (desmontar!) o aparelho auditivo para limpeza. Quando observo sinais importantes de oxidação e umidade . Aí sim uma limpeza pode ajudar. A limpeza servirá para prevenir algum futuro dano no aparelho mas, o importante mesmo é tentar achar a fonte do problema. Por que está acontecendo isso? Quando identificamos o que está provocando o problema, podemos intervir. Muitas vezes somente uma orientação ao paciente resolve.

Já tive um paciente que a cada 3 meses tinha problemas de umidade no seu aparelho intracanal e acabava danificando o receptor. Isso não é  normal. Investiguei tudo que podia e acabei descobrindo que ele usava um líquido a base de água para lubrificar o aparelho para facilitar a colocação dentro da orelha toda vez que colocava  (umas 2-3 vezes por dia!) . BINGO! Era esse líquido que deixava os componentes úmidos.  Não há desumidificador no mundo que resolva esse problema..rs

Mas, voltando ao assunto, aparelho que está bom deve passar longe da assistência técnica.

Costumo dizer que ou o aparelho está bom ou tem problema. Não tem cinza – ou é branco ou é preto.

Sempre oriento meus pacientes à ficarem atentos… qualquer mudança no consumo de bateria e na qualidade sonora já é motivo para retornarem à minha loja para avaliarmos. O seguro morreu de velho, certo…. rs?

 

Boa semana à todos!  🙂

 

Por Mirella Boaglio Horiuti

Para www.naoescuto.com