Quanto dura um aparelho auditivo?

assistenciatecnica2DiagramaBTE

Resposta simples:  DEPENDE.  🙂

Quando algum paciente me pergunta isso respondo que existem várias coisas que interferem na durabilidade de um aparelho auditivo.

Vou elencar aqui as 2 principais: CUIDADOS  e EVOLUÇÃO DO GRAU DE PERDA DE AUDIÇÃO …

CUIDADOS

1. Cuidado com seu equipamento eletrônico – Sim! Isso mesmo! Muitas pessoas esquecem que o aparelho auditivo é um equipamento eletrônico miniatura. Por isso ele é sensível à umidade. O que se pode fazer a respeito? Bom… se você é uma daquelas pessoas que transpira o tempo todo ou vive num local muito quente e/ou úmido, faça uso do desumidificador TODO DIA. Ou seja, sempre que não estiver usando seu aparelho auditivo por um período maior de tempo, coloque-o dentro do desumidificador.

2. Nunca deixe seu aparelho auditivo solto dentro da bolsa ou do bolso da camisa ou calça – a chance dele cair no chão e alguém pisar é grande!

3. Vai tomar banho? – Tire seu aparelho auditivo e NÃO deixe no banheiro. A umidade vai tomando conta do circuito com o tempo… Fora o risco de cair na pia e quebrar ou molhar!

4. Cabelo úmido e aparelho retroauricular não combinam – Mais uma vez, a vilã umidade está aí! Seque seu cabelo! Se vc não fizer isso, com o tempo terá problemas no microfone … com certeza!

5. Mantenha seu animal de estimação ou crianças longe de seu aparelho auditivo – Como diz uma grande amiga minha… ” Se eu ganhasse um real toda vez que ”  alguém me mostrasse um aparelho auditivo que foi comido ou danificado por um cachorro ….” estaria morando em Paris!”…rs. Então…. não deixe seus aparelhos auditivos ligados (lembre-se que a audição dos cães é melhor que a nossa!) ou desligados dando sopa por aí! O menor descuido pode ser fatal…Já tive casos em que conseguimos consertar e outros que nada foi possível fazer.

6. NUNCA passe um paninho úmido para limpar – Paninho? SEMPRE SECO! Olha a umidade aí de novo. Mas os moldes e sondas (ou domos) podem e devem ser higienizados com água e sabão neutro depois de desconectados do aparelho auditivo. Pergunte ao seu fonoaudiólogo como fazer isso.

7. Tempo de uso – Fácil de entender… quanto mais uso qualquer equipamento eletrônico mais chance de quebrar temos.

8. Aparelhos intras duram menos e dão mais assistência técnica que retroauriculares – Na minha experiência, SIM isso é verdade de maneira geral. Talvez por causa da cera que fica próxima ao receptor…mas há exceções… tenho uma paciente que o intra durou 10 anos e sem assistência técnica!  🙂

EVOLUÇÃO DO GRAU DE PERDA DE AUDIÇÃO

Quando indico um aparelho auditivo para qualquer paciente sempre penso na reserva de potência que este produto deve ter. O motivo é simples… depois de mais de 20 anos trabalhando com isso posso lhe dizer que a única certeza que temos é que em algum momento o grau de perda auditiva vai piorar. Em geral a piora é de quanto o paciente ouve  mas às vezes o quanto ele entende pode piorar também. Se o “quanto ele ouve ” piora e temos reserva de potência adequada …voilà… é só reajustar o ganho do aparelho… nada de comprar um novo. Mas nos casos de piora de entendimento… cada caso deve ser avaliado.

Então, voltando à pergunta…respondo… se vc cuidar muito bem e o grau de perda auditiva evoluir vagarosamente (desde que vc tenha reserva de potência em seu aparelho auditivo)… ele vai durar  em média uns 5 anos para retroauriculares convencionais (com molde ou tubo fino)  e 3 anos para intras ou receptores no canal (RIC). Mas pode ser mais !!! Tenho vários casos! LEMBRE-SE pode ser que nesse período ele tenha que ir para a assistência técnica para trocar uma peça ou outra mas ele ainda vai funcionar.

 

Boa semana à todos!  🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com