Quando devo trocar o tubinho do meu aparelho auditivo retro?

duvidatubinho2duvida

Os aparelhos auditivos retroauriculares ou simplesmente retro, como são chamados, são fixados no molde através  de um tubo plastico conhecido como  ” tubinho”. Veja a foto abaixo:

Molde com tubinho

Minha orientação aos pacientes é de trocá-lo a cada 3 meses em média. Se o paciente transpirar muito, esse prazo pode ser menor.

O motivo? Simples.. esse  “tubinho” vai endurecendo, ficando rígido e pode trincar ou rasgar. Quando isso acontece, o aparelho auditivo começa a apitar com mais frequência ou sem parar.

Já vi casos de “tubinhos” que ficaram tão rígidos que o paciente acabou quebrando o gancho ( a ponta do aparelho auditivo que conecta no molde) no momento de fazer a limpeza. Então muito cuidado!

Você pode trocar  esse “tubinho” em casa (#ficadica: tenha sempre uns de reserva) ou no centro auditivo de sua confiança.

Faça o que for mais fácil e conveniente para vc mas não deixe de trocá-lo.

 

Boa semana  a todos! 🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

10 comentários

  1. Queria saber o tamanho do tubinho para o aparelho auditivo retro? Estou querendo comprar 1 metro de tubinho para trocá-lo a cada 3 meses.

    1. Oi Ricardo, vc pode comprar em Centros Auditivos ou pela internet mesmo. A especificação do tubo é : TUBO DE PVC para MOLDE 2,10MM. Um abraço e desculpe pela demora. Só hoje descobri que os emails de aviso de msg estavam no spam!

    1. Oi Elissandra! Tudo bem? Obrigada pelo seu contato. Vc pode comprar prontinho em qualquer Centro Auditivo. A única loja que conheço aí e recomendo é a Menthel 81 3463-1599. O pessoal é bem bacana.
      Espero ter ajudado! 🙂

  2. Oi Mirella, boa noite!
    Não consigo introduzir o tubinho de silicone no molde. Parece que as espessuras não combinam.
    O furo no molde é estreito.Aparelho retro. Existe uma dica(truque) para colocar o tubinho? Ou existe tubinho de espessura menor que 3mm? Espero tua ajuda.

    1. Oi João! Para inserir o tubinho novo no molde a ponta deve estar cortada na transversal para ficar mais fina e aí sim entrar no orifício. Espero ter ajudado. 🙂

        1. Olá Claudio! Obrigada pelo seu contato. Ainda não fiz esse vídeo …. com essa COVID a vida da gente virou de ponta cabeça. Postarei até o final dessa semana. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *