Usar aparelho auditivo piora a audição? Parte 1

 

 

 

 

 

 

Outro dia navegando na internet, ou melhor, lendo alguns posts no Crônicas da Surdez, que amo por sinal, vi uma discussão bem interessante sobre esse tema.

Aí… pra variar resolvi pesquisar mais  para depois dar meus pitacos…  🙂

 

Cientificamente falando … a resposta é não mas pode ser sim.  Mas vamos explicar certinho…

Quando  a resposta é Não  –  a história está a favor dos aparelhos auditivos. Ou seja, até o momento não há nenhum estudo controlado e em grande escala comprovando  que isso realmente aconteça. Milhões de pessoas tem sido adaptadas no mundo todo sem agravamento da perda auditiva pelo uso do aparelho auditivo. Logo, até que se prove o contrário… um aparelho auditivo ajustado adequadamente, não piora a audição do usuário.

 

Quando a resposta pode ser Sim  –  existe sim uma linha de raciocínio que leva em conta a seguinte premissa:  sabe-se que sons em certas intensidades mais intensas, durante um certo período de tempo podem causar a chamada mudança temporária de limiar auditivo (TTS) que pode evoluir para uma mudança permanente de limiar auditivo (PTS) em ouvintes normais. Acredita-se que isso possa acontecer em pessoas com perda auditiva também.

Esclarecendo um pouco mais: O TTS ( temporary  treshold shift  ou mudança temporária do limiar auditivo) é uma mudança na sensibilidade auditiva que depende de diversos fatores como:  susceptibilidade individual,  intensidade do estímulo e tempo de exposição. Em geral, a recuperação ocorre gradualmente em até  3 horas após a estimulação. Há relatos que sons mais agudos  ( entre 2 e 6 Khz) em intensidades acima de 60- 80 dB (A) produzem mais TTS. Há ainda outra linha que critica o uso destes esses parâmetros de TTS e PTS quando se trata de perda auditiva. Na verdade é um assunto muito controverso…  mas, pensando nessa linha, se o aparelho auditivo estiver amplificando demais, ele pode sim gerar um TTS.

 

Na próxima semana darei meus pitacos….

 

Boa semana a todos!  🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *