
PSAP é a abreviatura de Personal Sound Amplification Product que significa ao pé da letra: Produto de Amplificação Sonora Individual. E AASI ? Com certeza essa última palavra vc já ouviu por aí … Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Mas a sigla AASI nada mais é que o nome chique de aparelho auditivo.
Ótimo então… não esclareceu nada né?
Então vamos falar um pouco do que significa PSAP nos Estados Unidos e no Brasil…
Nos EUA – PSAP ou wereables são amplificadores de baixo custo que podem ser adquiridos sem prescrição médica e avaliação auditiva. Apesar de muita gente ter perda de audição, muitas vezes, a primeira aquisição ( geralmente pacientes que tem a sensação…” ahhh… minha perda auditiva não é tão grande assim…) é de um PSAP.
E Pq? Eles são mais baratos, mais fáceis de se comprar, por fora muitos deles são IDÊNTICOS aos aparelhos auditivos e o melhor… as propagandas prometem exatamente a mesma coisa.
MAS ATENÇÃO: mesmo lá fora o FDA (Food and Drug Administration) , o que equivale a nossa ANVISA aqui no Brasil , não controla nada. Esses produtos entram na categoria geral de “amplificadores”.
Na prática o que vemos é que são produtos com pouca potência e poucos recursos de ajuste. Conforme mais recursos são adicionados, mais caro o produto fica. E aí muitas vezes acaba tendo um custo similar ao de um aparelho auditivo.
No Brasil – ainda não tem a venda claramente autorizada mas já vi vários anúncios no Facebook com promessas milagrosas. Então … cuidado! Já diz o ditado… quando o milagre é muito grande até o santo desconfia… ! 🙂
Boa semana a todos! 🙂
Por: Mirella Horiuti
Para: www.naoescuto.com