Comecei o teste com aparelhos auditivos. O que é normal esperar?

Escutar

Essa é uma pergunta muito boa….

Então vamos lá..

Em primeiro lugar,  se você perdeu sua audição aos poucos ou de uma vez, vale a pena lembrar que ouvir com aparelho auditivo não será a mesma coisa. Costumo dizer que melhora mas não é um ouvido novo e nem biônico.

Mas o que é normal então?

Algumas coisas estão relacionadas com o grau de perda de audição e o percentual de discriminação vocal (ou seja, o quanto o paciente entende em situação ideal). Mas, de maneira geral, podemos elencar os seguintes itens:

1. A sua voz vai ficar diferente – muitas vezes a própria voz fica diferente ou então o paciente tem a sensação de estar falando muito alto mesmo falando numa intensidade normal. Isso é muito comum e geralmente depois de 2 dias de uso a sensação desaparece. Caso continue, anote e comunique seu fonoaudiólogo.

2. Tirar o aparelho é um alívio – é normal no início do teste sentir um alívio ao tirar o aparelho auditivo. O motivo é que não estamos acostumados a ter nada dentro dos ouvidos. Fique tranquilo! Mas se vc sentir DOR… pare de usar imediatamente e avise seu fonoaudiólogo.

3. Você vai ouvir bem mas não PERFEITAMENTE – no silêncio, em situações com 1 ou 2 pessoas no máximo a performance deve ser entre 90 e 100%. Os aparelhos auditivos (desde que bem ajustados) devem amplificar os sons de forma que o paciente ouça de forma confortável. A audição deve ser combinada com a visão …então OLHE a boca do interlocutor. Isso vai melhorar mais ainda seu desempenho com os aparelhos auditivos.

4. Ambientes com ruído são mais difíceis para entender conversas – ambientes com ruído ou várias pessoas falando ao mesmo tempo chamamos de ambientes desafiadores ou com competição. Imagine só.. seu cérebro está um bom tempo sem estímulo e escutar direito e agora, de uma hora para outra o som está chegando..tudo de uma vez!. Os aparelhos auditivos, de forma geral, tem suas limitações.  Mas lembre-se pessoas com audição normal também tem dificuldades de entender em situações muito barulhentas ou com muitas pessoas falando. Então como resolver? Para MELHORAR esta situação os aparelhos auditivos de tecnologia intermediária tem um recurso chamado REDUTOR DE RUÍDO. Quando vc for testar um aparelho auditivo, pergunte ao seu fonoaudiólogo se seu aparelho tem isso e  se vc pode escolher o grau de ação deste redutor ( minimo – redução entre 5 e 8 dB, médio -redução entre 9-15 e máximo – entre 18 e 24 dB, por exemplo). GARANTO que esse recurso faz a maior diferença em 99% dos casos muito mais que um monte de canais no seu aparelho auditivo.

5. Seu aparelho pode apitar – Sim… isso pode acontecer, mesmo com ele bem encaixado. Quanto mais sofisticado seu aparelho auditivo, menos chance de apitar teremos. Mas, se sua perda auditiva é severa ou profunda e seu aparelho auditivo potente, há mais chance de microfonia.

Mas o mais importante:

  • Você DEVE perceber o benefício de usar seus aparelhos auditivos. E quem convive com vc também!
  • Ficar com eles deve FACILITAR sua comunicação.
  • Se isso não estiver acontecendo, tem algo errado…MAS NÃO DESISTA!!! Explique para seu fonoaudiólogo o que está acontecendo.  Ele vai identificar o problema e resolver.

 

Boa semana a todos!  🙂

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *