Será que meu molde está bom?

MoldesduvidaMoldes

Os aparelhos auditivos retroauriculares ou simplesmente retros, como são chamados, são fixados na orelha do paciente pelo molde. Veja a foto abaixo:

Bte&molde

 Ele são compostos por um tubo plástico, o famoso  “tubinho”  e uma outra parte de silicone (material mais flexível e geralmente rosado) ou acrílico (material duro e transparente).

MateriaisMoldes

Existem vários formatos de molde que são escolhidos pelo fonoaudiólogo durante a seleção do melhor aparelho auditivo para o usuário.  O tipo  e o material do molde tem relação direta com o tipo, grau de perda auditiva e tamanho da orelha do paciente.

Mas voltando `a pergunta….. como saber? Aprendi na faculdade que se deveria trocar o molde uma vez ao ano mas, com a experiência percebi que isso varia muito de caso para caso. Mas é simples!  Se vc responder sim `as questões abaixo, procure seu fonoaudiólogo para avaliar  e se for o caso, trocar seu molde.

  • Seu molde está folgado? Ou seja, um pouco frouxo na orelha e qdo vc pressiona a parte mais interna o som fica melhor?
  • Seu molde tem mais de 2 anos (no caso de adulto) e qdo vc mastiga o aparelho apita?
  • Você tem que reposicionar o molde na orelha toda hora?
  • Seu molde está trincado (acrílico) ou rasgado  ou esfarelando (silicone)?

#ficadica: Moldes de silicone ficam com a ponta mais escura (marrom) com o passar do tempo. A coloração mais escura não interfere no desempenho da sua função.

 

Boa semana a todos! :)

 

Por: Mirella Horiuti

Para: www.naoescuto.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *